Sob liderança de Alex Carvalho, FIEPA destaca papel da Amazônia na agenda global de sustentabilidade
- Setor Pesqueiro e Náutico

- 12 de nov.
- 3 min de leitura

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a Federação das Indústrias do Estado do Pará (FIEPA) realizaram, no dia 10, um encontro em Belém que reuniu autoridades, empresários e representantes de diversos setores produtivos para debater o papel da indústria na transição para uma economia de baixo carbono.
O evento, sediado na FIEPA e inserido na programação da COP30, contou com a presença do presidente da CNI, Ricardo Alban, do governador do Pará, Helder Barbalho, e dos ministros das Cidades, Jader Filho, e do Turismo, Celso Sabino, além de governadores da Amazônia Legal, presidentes de federações das indústrias de vários estados, lideranças empresariais e representantes de instituições públicas e privadas.
A abertura foi conduzida pelo presidente da FIEPA, Alex Carvalho, que destacou a importância de fortalecer a integração entre o setor produtivo e os governos estaduais e federal para consolidar um modelo de desenvolvimento que una crescimento econômico, responsabilidade ambiental e geração de oportunidades. Carvalho foi amplamente reconhecido pela sua liderança e pelo papel que vem desempenhando na defesa da Amazônia como protagonista nas discussões globais sobre clima e sustentabilidade.
“É uma grande satisfação receber todos aqui, em um momento tão importante para o nosso Estado e para o Brasil. A realização da COP30 em Belém é resultado de uma liderança corajosa, e quero registrar publicamente o reconhecimento ao governador Helder Barbalho, ao governo federal e aos governadores da Amazônia Legal pelo empenho e compromisso com essa agenda. Esse esforço conjunto nos inspira e estimula a sermos melhores, a fazermos mais pela nossa região. Falar da FIEPA é também traduzir esse sentimento de gratidão e de reconhecimento pelo trabalho coletivo que está tornando a Amazônia protagonista nas discussões sobre o futuro do planeta”, destacou Alex Carvalho.
O evento também contou com a presença do Sr. Apoliano Nascimento, diretor da FIEPA e presidente do SINPESCA PARÁ, que reforçou o comprometimento da Federação em incluir a pesca sustentável como prioridade na agenda climática global, um esforço que se alinha com os objetivos das entidades presentes e com a visão da indústria amazônica de promover um desenvolvimento responsável, inovador e inclusivo.
O governador Helder Barbalho ressaltou o simbolismo da escolha de Belém como sede da COP30, destacando a superação de antigos estigmas e o reconhecimento da capacidade da Amazônia em sediar eventos de alcance global, fortalecendo sua posição como referência em sustentabilidade.
“Todos que estão aqui podem ver a decisão acertada do presidente Lula de escolher Belém para ser sede da COP. É uma demonstração de que nós somos capazes. Passamos muito tempo sob desconfiança, quando muitos acharam que não seria possível o Brasil, a partir da Amazônia, realizar um evento desta grandeza e envergadura. Belém hoje vira a página da interrogação para a exuberância, para que, a partir da Amazônia, possamos discutir meio ambiente em uma cidade linda e acolhedora, graças à união de todo o povo brasileiro”, declarou o governador.
Encerrando o encontro, o presidente da CNI, Ricardo Alban, reforçou a importância da atuação conjunta entre indústria, governo e sociedade como motor de um novo ciclo de crescimento sustentável e competitivo para o Brasil.
“Muito obrigado por estarem aqui, por fazerem parte da nova indústria do Brasil, por contribuírem com a construção de um novo modelo de desenvolvimento econômico. Mesmo com a grande diversidade, somos um só país”, afirmou Alban.


















Comentários