top of page
Buscar

Entidades presentes na posse da nova diretoria da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura

Aconteceu na noite de terça-feira (11), em Brasília, a cerimônia de posse da diretoria da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura, que será presidida novamente pelo Deputado Federal Luiz Nishimori (PSD).


Com participação do ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula e vários representantes do setor pesqueiro nacional, a nova diretoria tomou posse, esta, que conta com 211 deputados e senadores, tem o deputado Luiz Nishimori (PSD-PR) como presidente e mais 15 dirigentes, entre deputados e senadores, representando todas as regiões do Brasil.


A Frente Parlamentar já assume com um problemas "cascudos" para resolver, a gestão compartilhada, que se mostrou ineficiente e prejudicial ao setor produtivo, e de imediato, a solução da proibição da pesca da Tainha para a safra de 2023.



“Estamos colocando os deputados e os senadores a par de todos os nossos pleitos e também mostrando a força e a importância da pesca para a economia de Santa Catarina e do Brasil”, Diz Agnaldo Hilton dos Santos Presidente do SINDIPI


“A Frente é estratégica para o apoio político à consolidação do Ministério da Pesca, que foi recriado pelo atual governo, mas sem estrutura física, de pessoal e orçamento inexpressivo, além de ter atribuições usurpada pelo ministério do Meio Ambiente”, completa Gabriel Calzavara Presidente do Sindipesca-RN


“Nós vamos buscar no Congresso Nacional, com o apoio dessa frente e da FPA, uma recomposição do orçamento a altura da nossa importância para trabalharmos os projetos importantes para o setor de pescados”, ressaltou André de Paula, Ministro da Pesca e Aquicultura.


Eduardo Lobo, presidente da Câmara Setorial da Produção e Indústria de Pescados e da Associação Brasileira das Indústrias de Pescados (Abipesca), afirmou que a união da Frente com as lideranças do setor é imprescindível para o sucesso dos trabalhos no Congresso Nacional.

“Temos mais de 500 espécies de pescados e somos mais de 100 mil pescadores espalhados no país, desde o pequeno produtor até o grande produtor que precisam de incentivo para continuar produzindo”, pontuou.


Luiz Américo Pereira, representante do setor pesqueiro catarinense, enfatizou que a Frente Parlamentar "será um importante instrumento para o fortalecimento do setor dentro do congresso nacional para a defesa contra os ataques diários ao setor produtivo"


A pesca industrial deverá ser representada na Frente pelo senador e ex-secretário da pesca e aquicultura, Jorge Seif Junior (PL). Entre outras autoridades presentes estavam, Apolioano do Nascimento, presidente do SIMPESCA Pará, o deputado federal Jorge Goetten (PL), o conselheiro fiscal do SINDIPI e diretor da Camil Alimentos, Francisco Assis Coura, o CEO da GDC Alimentos, Martín Barbaresi, o presidente da ExpoMAR e ex-ministro da pesca Altemir Gregolin, o presidente do CONEPE (Coletivo Nacional da Pesca e Aquicultura), Cadu Villaça e o sr. Sérgio da indústria Leal Santos.


A nova diretoria da Frente Parlamentar Mista da Pesca e Aquicultura é composta por:


Presidente

Luiz Nishimori (PSD-PR)


Vice-Presidente

Nacional Silvio Costa Filho (Republicanos-PE)


Vice-Presidentes por Região

Norte: Dep. Celso Sabino (União-PA)

Sul: Dep. Alceu Moreira (MDB-RS)

Sudeste: Dep. Arnaldo Jardim (Cidadania-SP)

Nordeste: Dep. João Leão (Progressistas-BA)

Centro-Oeste: Dep. Marussa Boldrin (MDB-GO)


Vice-Presidentes por área temática

Aquicultura: Dep. Dilceu Sperafico (Progressistas-PR)

Pesca Industrial: Senador Jorge Seif (PL-SC)

Pesca Artesanal: Dep. Raimundo Costa (PODEMOS-BA)

Carcinicultura: Dep. Domingos Neto (PSD-CE)

Sustentabilidade: Dep. Sidney Leite (PSD-AM)

Pesquisa e Ciência: Dep. General Girão (PL-RN)

Câmara: Dep. Roberta Roma (PL-BA)

Senado: Senadora Profª Dorinha (União-TO)

Relações Institucionais: Dep. Airton Cirilo (PT-CE)



bottom of page