top of page
Buscar

Pescadores do Espírito Santo X Preps Em 2019 Prorrogação de um ano, em 2020 mais dois anos!


A Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento prorrogou o prazo para adesão ao Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (Preps) para navios que transportam camarões no estado do Espírito Santo. Agora o prazo vai até 31 de dezembro de 2022,  conforme publicado no Diário Oficial da União (DOU).



Em 2019 o setor já obteve uma prorrogação como objetivo atenuar a crise que o setor enfrentava devido ao acidente ambiental de Mariana, ocorrido em novembro de 2015, que inviabilizou a pesca, os custos da obrigatoriedade de adesão ao Preps, aumentaria consideravelmente as despesas dos pescadores artesanais.


Criado em 2006, o Programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por Satélite (PREPS) permite o controle e a fiscalização de embarcações pesqueiras na costa do país. Com mais de 23 mil barcos no país, apenas 5 mil são rastreados. .


A Portaria Interministerial 47 que estabelece medidas de ordenamento relacionadas à atividade pesqueira de camarões no estado do Espírito Santo foi publicada em 12 de setembro de 2018.  No Artigo 6º,  estipula o prazo até 11 de setembro de 2019 para que embarcações de comprimento total, igual ou maior que 10 metros, de posse da autorização de pesca ou a autorização provisória de pesca para a captura de camarões no estado, façam adesão ao Preps, além de colocar e manter em funcionamento um sistema de monitoramento remoto.

1 comentario


Agostinho Peruzzo
Agostinho Peruzzo
16 sept 2020

Considerando informação da própria matéria, que apenas 5.000 barcos dos 23.000 que temos no Brasil são rastreados, temos mais um problema. Tá certo em respeitar a questão "Mariana", afinal, não foi algo corriqueiro. Mas algo tem que ser feito quanto ao controle da frota pesqueira do Brasil; "tapar o sol com a peneira" significa dois pesos, duas medidas.

Me gusta
bottom of page