O MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) soltou um comunicado dizendo que a temporada de pesca da tainha (Mugil liza) com rede de emalhe anilhado (artesanal) em 2024 acabou. Depois de só 19 dias, já alcançaram 90% da cota coletiva da modalidade.
Após o encerramento da temporada de pesca da tainha para o emalhe anilhado, as embarcações de pesca deverão continuar utilizando a Autorização de Pesca Especial Temporária, mas sem o uso da Autorização Complementar.
Segundo o comunicado, as embarcações autorizadas que estiverem pescando no mar podem fazer o último desembarque de tainha até 24 horas depois da publicação da nota, que foi no dia 03/06/2024 às 22h50.
No Painel de Monitoramento da Temporada 2024, dá pra acompanhar todos os detalhes dessa pescaria que é super tradicional em Santa Catarina.
A nota completa do MPA sobre o fim da safra de tainha 2024 com emalhe anilhado está disponível no link https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/noticias/encerramento-da-temporada-de-pesca-de-emalhe-anilhado
Art. 2º A pesca da tainha nas regiões Sudeste e Sul terá a seguinte temporada anual:
I - para modalidade cerco/traineira, entre 1° de junho e 31 de julho;
II - para modalidades de emalhe costeiro de superfície que não utilize anilhas:
a) até 10 AB, entre 15 de maio a 15 de outubro;
b) acima de 10 AB, entre 15 de maio e 31 de julho
Com o encerramento da pesca do emalhe anilhado, as embarcações deverão retirar as anilhas e podem continuar pescando na modalidade emalhe costeiro de superfície (código 2.2) ou emalhe costeiro de fundo (código 2.4)
A safra da frota industrial começou no dia 01 de junho e vai até 31 de julho ou até alcançar as cotas. Em 2024, a modalidade de cerco/traineira pode ter até 8 barcos que juntos podem pescar até 480 toneladas. Outras 586 toneladas foram destinadas ao emalhe anilhado artesanal. As outras modalidades continuam sem limitação de cotas ou volume de captura.
Comments