top of page
Buscar

MPA declara encerrada safra de tainha para o Emalhe Anilhado (artesanal)



O MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura) soltou um comunicado dizendo que a temporada de pesca da tainha (Mugil liza) com rede de emalhe anilhado (artesanal) em 2024 acabou. Depois de só 19 dias, já alcançaram 90% da cota coletiva da modalidade.

Após o encerramento da temporada de pesca da tainha para o emalhe anilhado, as embarcações de pesca deverão continuar utilizando a Autorização de Pesca Especial Temporária, mas sem o uso da Autorização Complementar.


Segundo o comunicado, as embarcações autorizadas que estiverem pescando no mar podem fazer o último desembarque de tainha até 24 horas depois da publicação da nota, que foi no dia 03/06/2024 às 22h50.


No Painel de Monitoramento da Temporada 2024, dá pra acompanhar todos os detalhes dessa pescaria que é super tradicional em Santa Catarina.


A nota completa do MPA sobre o fim da safra de tainha 2024 com emalhe anilhado está disponível no link https://www.gov.br/mpa/pt-br/assuntos/noticias/encerramento-da-temporada-de-pesca-de-emalhe-anilhado



Art. 2º A pesca da tainha nas regiões Sudeste e Sul terá a seguinte temporada anual:
I - para modalidade cerco/traineira, entre 1° de junho e 31 de julho;
II - para modalidades de emalhe costeiro de superfície que não utilize anilhas:
a) até 10 AB, entre 15 de maio a 15 de outubro;
b) acima de 10 AB, entre 15 de maio e 31 de julho

Com o encerramento da pesca do emalhe anilhado, as embarcações deverão retirar as anilhas e podem continuar pescando na modalidade emalhe costeiro de superfície (código 2.2) ou emalhe costeiro de fundo (código 2.4)


A safra da frota industrial começou no dia 01 de junho e vai até 31 de julho ou até alcançar as cotas. Em 2024, a modalidade de cerco/traineira pode ter até 8 barcos que juntos podem pescar até 480 toneladas. Outras 586 toneladas foram destinadas ao emalhe anilhado artesanal. As outras modalidades continuam sem limitação de cotas ou volume de captura.



Comments


bottom of page