Diagrama para ilustrar o centro de gravidade (G), altura metacêntrica (GM) e o metacentro(M)
Comandantes devem ter atenção à estabilidade para evitar emborcamento.
Cuidados básicos podem evitar o balanço excessivo e instabilidade. Entre as principais ações do comandante está o respeito à lotação recomendada.
O emborcamento de embarcações em virtude de excesso de pessoas a bordo, está entre as causas de acidentes que registram o maior número de vítimas fatais na navegação amadora, segundo o Relatório Estatístico da Segurança do Tráfego Aquaviário (STA-2020).
Toda embarcação possuiu um centro de gravidade (G), ponto em que toda a massa da embarcação pode ser concentrada; um centro de flutuabilidade (B), está no centro de gravidade do volume de água deslocado pelo casco; e a altura metacêntrica (GM). O Meta-centro (M) é o ponto da linha de centro de um barco através do qual todas as forças atuam quando o navio está adernado, fazendo a embarcação retornar à posição vertical. A redução da altura metacêntrica reduz a estabilidade da embarcação.
É essencial lembrar que a estabilidade não pode ser estimada, deve que ser calculada. Quaisquer modificações efetuadas podem afetar a estabilidade, por exemplo, quando são acrescentados apêndices ou substituição de equipamentos por outros mais pesados. Quanto mais alto o peso é colocado maior é o efeito prejudicial que tem sobre a estabilidade
A demora da embarcação em retornar a sua posição vertical após adernar por efeito das ondas do mar ou permanecer adernado (“dormindo”) é um claro indício de que sua estabilidade está comprometida. O retorno de um barco estável deve ser rápido.
É crucial ainda para os comandantes terem conhecimento das condições meteorológicas, bem como qual é o estado do mar, de modo a determinar se sua embarcação será capaz de suportar tais condições.
Assessoria da Capitania
Ilustração: Marinha do Brasil
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