Os pescadores de Guaratuba estão contribuindo com as pesquisas sobre o uso do TED

forsafelogo.png
logo.png
logo_20sindipi0.png
GC_20020.png

Os pescadores de Guaratuba estão contribuindo com as pesquisas sobre o uso do TED – dispositivo de escape de tartarugas, criado para evitar que elas fiquem presas nas redes de pesca. Nesta terça-feira (28), o barco Liberty XI partiu do trapiche público de frente do Mercado Municipal para pescar camarão sete-barbas no litoral de São Paulo levando a bordo um dispositivo desse em uma das duas redes de arrasto.


A embarcação pertence a Angelo João de Aguiar, que é o mestre. A tripulação ainda é composta por Lucas Matheus, Jean Carlos Alves e Alcindo do Anjos.
Com eles foi o observador científico Tunam Thomé, estudante de Oceanografia do Centro de Estudos do Mar, da UFPR, que vai acompanhar todo os resultados.
O embarque faz parte das ações do Projeto Manejo Sustentável da Fauna Acompanhante na Pesca de Arrasto na América Latina e Caribe (REBYC II-LAC). Pelo CEPSUL/ICMBio, o projeto é coordenado pela bióloga Derien Vernetti Duarte. A Secretaria Municipal da Pesca e Agricultura acompanha e apoia os pescadores na pesquisa sobre o uso do TED em Guaratuba.

AC2 Produção, Comunicação & Marketing