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SPNP - SETOR PESQUEIRO E NÁUTICO EM PAUTA - NOSSO ASSUNTO É MAR, NÁUTICA E PESCA!
Por Antônio Carlos Corrêa - CEO - Setor Pesqueiro e Náutico em Pauta
Ação transforma o Rio Pinheiros em atração turística!
O Rio Pinheiros, em São Paulo, recebeu um passeio aberto à população para inspirar não apenas os participantes, mas toda a população nacional sobre a importância da limpeza dos rios. Em sua quarta edição, a ação “Por uma cidade navegável” tem como objetivo promover a conscientização da sociedade e estimular a despoluição.
A ideia é aproximar as pessoas dos rios urbanos e inspirá-las, mostrando as diversas oportunidades e benefícios que a sociedade teria se os rios fossem limpos, como o lazer e o turismo. Outra possibilidade é a melhoria do trânsito das metrópoles, com mais uma via de acesso e um tipo de transporte menos poluente, como é o hidroviário.
“A exemplo das cidades da Europa, São Paulo pode ser uma cidade navegável. O Rio Tâmisa era tão poluído quanto o Rio Pinheiros e hoje recebe circulação de embarcações. Essa é a nossa primeira ação de conscientização sobre a despoluição do Rio Pinheiros, motivados pela promessa do Governador João Dória. Por isso, trouxemos a população para navegar e mostrar que é possível, seja para lazer ou como transporte público”, afirma Ernani Paciornik, publisher da revista Náutica e organizador do São Paulo Boat Show.
“Nós montamos duas estações em 48 horas. É possível montar 50 estações em um mês, nós só precisamos da despoluição. Outro ganho será com o desenvolvimento da indústria náutica brasileira, que crescerá muito com a possibilidade de navegabilidade do Rio Pinheiros e Tietê”, completa Ernani.
Despoluição
Segundo o presidente da Emae, Ronaldo Souza Camargo, há trabalhos realizados para despoluir os rios de São Paulo. “A meta da EMAE (Empresa Metropolitana de Águas e Energia) em 12 meses é retirar 500 mil metros cúbicos de lixo. Isto significa água mais límpida, mais translúcida e uma maior profundidade, que é muito importante. Estamos com especialistas da Escola Politécnica da USP e da Marinha do Brasil nos assessorando sobre qual navegabilidade é possível a médio e longo prazo, se é possível para lazer ou transporte coletivo”, disse.