top of page
Buscar

Reserva de Mercado? MPA poderá ceder pressão do lobby da indústria de energia eólica? Será?



Em visita à Fecomércio CE nesta sexta-feira, o ministro, André de Paula, disse estar trabalhando para chegar a um acordo com o Ministério de Minas e Energia para mitigar o impacto dos parques eólicos na pesca artesanal


André de Paula (PSD), em visita à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Ceará (Fecomércio CE) na sexta-feira, 28, conversou com o governador do Ceará, Elmano de. Freitas (PT) sobre a implementação de parques eólicos no oceano. No Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), as empresas offshore devem instalar usinas eólicas para produzir hidrogênio verde (H2V). Segundo o ministro, essa prática prejudica a atividade dos pescadores artesanais.

Na quinta-feira, 27, André de Paula se reuniu com o chefe do Executivo estadual no Palácio do Trabalho e discutiu o assunto. De acordo com o ministro, o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) vai conversar com o Ministério de Minas e Energia (MME) com o objetivo de chegar a um acordo para mitigar o impacto dos parques eólicos offshore nos pescadores artesanais.


No litoral cearense, está prevista a instalação de 3.921 aero geradores, com potencial para gerar mais de 56 GW. Os pescadores artesanais estão preocupados com possíveis restrições ao trânsito de barcos próximo ao entorno onde as torres serão instaladas. De acordo com os projetos já propostos, os aero geradores, vão estar muito próximos da praia e sobrepostos aos locais onde hoje se pratica a pesca ou aos caminhos dos pescadores para chegar aos locais de pesca.

Em outros estados da federação, a pressão da indústria de energia eólica também é grande, a exemplo, da lagoa dos Patos no Rio Grande do Sul.

Comments


bottom of page