Buscar

Safra do Camarão em Rio Grande abriu hoje, segunda-feira, 1º de fevereiro.

A partir da zero hora de hoje (segunda-feira dia 1º), está declarada aberta, oficialmente, a safra do camarão no estado do Rio Grande do Sul.

Ela segue permitida até o dia 31 de maio, conforme Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente. Em Rio Grande, ao contrário de anos anteriores, não haverá solenidade oficial de abertura, devido à pandemia da Covid-19.

No município, o prefeito Fábio Branco optou por fazer um roteiro em algumas comunidades de pescadores, na parte da manhã, a fim de incentivar os pescadores e suas famílias, ou seja, uma forma simbólica de abertura da safra 2021.

A expectativa para a safra deste ano é boa em toda a região. O secretário da Pesca em Rio Grande, Bercílio da Silva mantém a expectativa por uma boa safra de camarão, conforme havia antecipado há 15 dias. Na época, ele explicou que já houve salinização nas águas da Lagoa o suficiente para um bom crescimento do camarão. “Esperamos que nossos pescadores possam ter uma boa captura e que as vendas consigam reorganizar os orçamentos das famílias”, comentou ao lembrar o momento atual de pandemia.

De acordo com último levantamento realizado pela Secretaria da Pesca, no início do ano passado, em Rio Grande eram cerca de três mil famílias envolvidas na cadeia da pesca artesanal no município.