top of page
Buscar

Reunião para debater o monitoramento da pesca artesanal e industrial na Lagoa dos Patos

Projeto buscará compreender a indústria pesqueira no município de Rio Grande/RS a partir do fluxo de pescado desembarcado e processado nas indústrias locais.



A Secretaria de Município de Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC) realizou na tarde desta terça-feira, 2, uma reunião com representantes da indústria pesqueira no município do Rio Grande para a apresentação de um projeto de trabalho que pretende reportar o volume de pescado que é desembarcado no município.


O projeto chamado “Monitoramento da pesca artesanal e industrial no estuário da Lagoa dos Patos e áreas marinhas adjacentes (2024-2026)” buscará compreender a indústria pesqueira no município de Rio Grande/ RS a partir do fluxo de pescado desembarcado e processado nas indústrias locais. A partir da coleta destes dados será possível traçar um panorama sobre a indústria pesqueira local, definindo as principais espécies pescadas e volume processado nas fábricas localizadas no município.


Segundo o professor do curso de Oceanologia da FURG e responsável pela apresentação do projeto à comunidade durante a reunião, Luís Gustavo Cardoso, o projeto busca retomar a produção de dados estatísticos sobre a indústria pesqueira no município. Luís afirma que não há coleta deste tipo de dado desde a década passada, impedindo um conhecimento atualizado sobre a situação da indústria pesqueira no município. O mapeamento do setor permitirá também conhecer o esforço de pesca que é realizado na região, possibilitando assim o manejo da pesca de determinadas espécies, além de compreender melhor o mercado e sua influência socioeconômica nas comunidades ligadas ao setor.



A realização deste trabalho é fruto de uma parceria entre FURG e Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) do Governo Federal, e tem o apoio do Executivo Municipal. O trabalho realizado abrange a coleta de dados da pesca artesanal e da pesca industrial realizada no município, onde uma equipe de pesquisadores percorrerá diariamente indústrias fazendo a compilação dos dados que lhes forem apresentados. A coleta de dados sobre a pesca artesanal no município está sendo tratada dentro do Fórum da Lagoa dos Patos, onde também se buscará registrar e organizar a estatística pesqueira na cidade do Rio Grande quanto ao volume pescado e as principais espécias.


Segundo o Secretário de Município da SMPAC, Bercílio Silva, a reunião foi realizada para apresentar aos atores do setor pesqueiro no município o trabalho que a universidade realizará, servindo como um espaço de discussão e troca ideias para construir o trabalho da melhor maneira possível. O Secretário afirmou que o produto deste trabalho – a coleta de informações sobre a atividade pesqueira -, será de fundamental importância para a formulação de políticas públicas que busquem promover o setor pesqueiro e fomentar a industrialização no município.

O Prefeito Fábio Branco, em fala durante o evento, salientou a importância do desenvolvimento deste trabalho para que se conheça de forma mais aprofundada a situação do setor da pesca no município visto que ela é uma importante atividade econômica. Segundo o prefeito, os dados obtidos a partir do trabalho que será realizado auxiliarão o poder público em ações que fomentem este setor da indústria e toda sua cadeia no município, buscando trazer maior valor agregado ao produto final e consequentemente gerando mais empregos e renda para a população local.

Comments


bottom of page