Buscar

Porto de Itajaí terá Carta Náutica atualizada

O Porto de Itajaí está passando por processo de atualizações da carta náutica do novo acesso aquaviário.

Para atualização da carta em virtude de alteração de profundidades, é necessário realizar o Levantamento Hidrográfico de Classe Especial (Categoria “A”), que segue os procedimentos estabelecidos na Norman 25, da Marinha do Brasil, cujo órgão também faz análise do levantamento e, havendo aprovação, ocorre atualização do documento.


O trecho do acesso aquaviário que teve as maiores alterações geométricas foi na região da Baia Afonso Wippel, onde foi implantada a nova bacia de evolução, cujo trecho, juntamente com o trecho do canal interno de acesso ao porto, já se encontra atualizado na carta náutica. Além de informações das profundidades, o documento fornece outras informações, como sinalização náutica e demais informações pertinentes à segurança da navegação.


Com a aprovação da autoridade marítima do levantamento hidrográfico Classe “A” e do projeto da nova sinalização náutica, já é realidade no porto de Itajai e do Terminal Portonave (Porto de Navegantes) a atracação de navios com até 350 metros de comprimento. Outro aspecto importante se refere ao ganho de calado operacional. Com o novo acesso aquaviário, já houve atracação de navio com até 13,2m de calado.



AC2 Produção, Comunicação & Marketing