Buscar

Portaria 445! Enquanto a população esta disputando ossos, pescadores tem que jogar peixe fora!

Depoimento de Joab da Costa, Armador de pesca e pescador e de Luiz Américo, Pres. da Comissão da pesca para o litoral norte de SC.

Só desculpas e nada de resolver. A judicialização é a desculpa de sempre para nada ser feito! A indignação já toma conta do setor, O pescador já não suporta mais jogar seu pescado fora! Sem nenhuma comprovação cientifica de que as espécies listadas estão realmente em declínio. O secretário questiona a metodologia de trabalho para construção da lista, dando o seguinte exemplo:

“Eu tive acesso aos papéis da 445, que são fichas individuais. As fichinhas são fichinhas assim, escrito o seguinte — vamos dar um exemplo aqui qualquer: Polyprion americanus, cherne-poveiro. Não existem dados estatísticos disponíveis para se tomar decisão. Embaixo: recomendação – proíbe. Ninguém me falou, rapaz, ninguém me falou, não estou ouvindo, não é história da carochinha. Eu vi, eu vi a fichinha. Aí eu peguei uma, duas, três… De 10 fichas, duas tinham estatística e oito não. E eles meteram nas nossas costas isso”.



É baseado nessas declarações, que o setor esta cobrando uma ação mais efetiva da SAP. Mais nada é feito!