Buscar

Pescadores protestam contra terminal de gás em São Francisco do Sul



O terminal de gás, que será instalado em São Francisco Sul, vem gerando repercussão entre os pescadores. O grupo já realizou protestos pacíficos na Praia do Capri, e em Florianópolis, tentando sensibilizar o governo do estado.


Na avaliação da Colônia de Pescadores da região, a empresa responsável pelo empreendimento estaria atrapalhando a atividade pesqueira, além de aumentar os custos de operação.

Naquela região cerca de 200 famílias tem a pesca como renda principal.


Ainda quando estava na fase de licenciamento ambiental, a colônia ingressou com ações administrativas junto ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) e também uma Ação Civil Pública, com o objetivo de garantir a defesa dos direitos dos pescadores artesanais.


A comunidade alega que as obras foram iniciadas sem assinar acordo com os pescadores e, por isso, eles se uniram nesse manifesto.


Paulo Roberto Correa, pescador de São Francisco do Sul, afirma que os trabalhadores terão um forte impacto. A obra, na localidade do Sumidouro, atrapalharia a passagem das redes. “A empresa não conversou com a gente. Temos de ter uma indenização”, completa Paulo.