Buscar

Itajaí recebe a partir de amanhã o 1º Encontro SINDIPI

O maior polo pesqueiro industrial do Brasil recebe a partir desta quarta-feira (27) o 1º encontro SINDIPI. O evento nacional é promovido em comemoração aos 42 do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI). Voltada a atender as demandas do Setor, a programação contará com profissionais renomados do Brasil e está dividida em palestras, treinamentos, mesas redondas e debates.


Entre os participantes está confirmada a vinda do Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), José Guilherme Tollstadius Leal, do Secretário Nacional de Aquicultura e Pesca, Jairo Gund e do empresário da pesca Rodrigo Hazin, um dos responsáveis pela iniciativa brasileira OpenTuna, vencedora do Tuna Awards na categoria Sustentabilidade, concedida pela Associação Nacional de Fabricantes de Conservas e de Pescado (Anfaco-Cecopesca) em parceria com o Ministério da Agricultura, Pesca e Alimentação da Espanha.


“Pensamos numa programação que atenda as demandas dos nossos associados. Além de um espaço para troca de informações, nossa intenção é sanar dúvidas e otimizar processos”, explica o presidente do SINDIPI Jorge Neves.


Confira a programação:


Quarta-feira (27)


• Palestras: Como otimizar processos nas indústrias de pesca.


• 9h às 12h - 14 às 15h30: Treinamento referente ao Programa de Autocontrole - com o Auditor Fiscal Federal Agropecuário (AFFA) Daniel Gustavo Bez.

Participação do Secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura (Mapa), José Guilherme Tollstadius Leal.


• 15h30: Mapas Estatísticos com o Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal (AISIPOA) Matheus Ribeiro.


Quinta-feira (28)


• 09h: Palestra sobre Importação e Exportação de pescado.


9h: Importação de pescado com a Chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional do Arco Sul 3/ 5a. Região da Coordenação De Fiscalização do Trânsito Regular da Coordenação-Geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, Renata Schmidt Azevedo de Araujo.


10h30: Exportação de Pescado - Representando o 9º SIPOA Central de Certificação, a Chefe do Serviço de Vigilância Agropecuária Internacional do Arco Sul 3/ 5a. Região da Coordenação De Fiscalização do Trânsito Regular da Coordenação-Geral do Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional, Renata Schmidt Azevedo de Araujo.


• 13h30: Mesa Redonda sobre estatística da pesca.


o A importância de reportar dados reais sobre a captura - com Roberto Wahrlich.

o O consumo per capita de pescado em 2021 e Importações e Exportações Brasileiras de Pescado - com Wilson Santos.


• 15h30: Palestra: O exemplo da pesca que deu certo no Nordeste. Como o aplicativo de rastreabilidade (OpenTuna) pode agregar valor ao produto enquanto cumpre a função legal de mapa de bordo - com o empresário Rodrigo Hazin, presidente da Norte Pesca S/A.


Sexta-feira (29)


• 9h30: Palestra: Segurança Naval - com Marinha do Brasil.


• 11h: Palestra: Projeto Sardinha - Avaliação de estoque e mudanças climáticas - com Paulo Ricardo Schwingel, oceanógrafo, mestre em Oceanografia Biológica e doutor em Ciências Naturais, responsável pelo Laboratório de Ecossistemas Aquáticos e Pesqueiros da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali.


• 14h: Treinamento para Técnicos Responsáveis a adequar as embarcações à Portaria 310/2020


• 15h: Debate sobre Portaria 310. A importância da implementação da 310 para venda de matéria prima.