top of page
Buscar

IFC Amazônia - Lideranças dos países da região debatem sustentabilidade e mercados



Estados e países que compõem a Região Amazônica têm representantes confirmados na programação do IFC Amazônia. O evento pioneiro na região será realizado nos dias 3, 4 3 5 de dezembro, no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém/PA.

Entre os principais parceiros na articulação internacional estão a Infopesca e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). As organizações apresentam painéis no dia 03 de dezembro, durante a programação técnico-científica, logo após a palestra de abertura do evento.


No dia 03 de dezembro, às 10h20, estará em debate a Produção Sustentável e Responsabilidade Social na Aquicultura e Pesca, com a apresentação de cases de sucesso dos países da região Amazônica. Participam Davi Mendonza Ramirez (Infopesca - Peru), Maria Cláudia Merino (AUNAP - Colômbia), Pablo Lombeida Terranova (Direção de Políticas Pesqueira e Aquícola - Equador) e Álvaro Cespedes ( projeto Peixes para a vida – Bolívia).

Na sequência, às 11h10, o painel "Desafios e estratégias para ampliar o acesso ao mercado nacional e internacional do pescado amazônico" reúne o diretor da Infopesca ( Uruguai), Gustavo Guida Lansot, a coordenadora do Agronegócio na APEX Brasil, Paula Soares, o CEO da empresa Rainforest Aquafarms (Peru), Izaac Gherson, e o gerente de Sustentabilidade e Compliance da empresa Netuno (EUA), André Macedo Brugger.


“Estamos apoiando a organização do IFC Amazônia com recursos e especialistas de diversos países. A pesca e a aquicultura na Bacia Amazônica são vitais para a humanidade. Nosso objetivo é posicionar o Amazon Seafood internacionalmente”, pontua a diretora executiva da Infopesca, Graciela Pereira.


A Infopesca, organização intergovernamental latino-americana, promove o desenvolvimento da pesca e da aquicultura, com serviços de informação e assessoria sobre a comercialização dos frutos do mar na América Latina e no Caribe. Foi criada inicialmente como um projeto da FAO, na década de 1970, e já acumula 40 anos de experiência no setor pesqueiro. Além de congregar onze países membros - Argentina, Belize, Brasil, Colômbia, Honduras, México, Nicarágua, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela - atua em rede com a Ásia, África, Países Árabes, Europa e China Continental, e com as principais câmaras de pesca e aquicultura do mundo.


Sobre o IFC Amazônia

O IFC Amazônia é realizado pelo IFC Brasil – International Fish Congress & Fish Expo Brasil. A Fundep (Fundação de Apoio ao Ensino, Extensão, Pesquisa e Pós-Graguação) é co-realizadora do evento. Tem o apoio do Governo do Estado do Pará; SEDAP (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca); MPA (Ministério da Pesca e Aquicultura); ABIPESCA (Associação Brasileira das Indústrias de Pescados); PEIXE BR (Associação Brasileira da Piscicultura); FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura); Sistema FAEPA/Senar; FEPA (Federação dos Pescadores do Pará) e SINPESCA (Sindicato das Indústrias de Pesca dos Estados do Pará e Amapá).

Comentarios


bottom of page