top of page
Buscar

Em Itajaí os mercados do peixe estarão com promoções e ofertas até o dia 15 de setembro.


Considerado pelo varejo como a “segunda quaresma”, a Semana do Pescado tem o objetivo de estimular o consumo de produtos da pesca e da aquicultura em todas as regiões do país.

Assim como aconteceu em 2021, em Itajaí os boxes dos Mercados do Peixe, estarão com ofertas e promoções.

No último ano a campanha gerou um incremento de 30% no consumo de pescados em relação ao mesmo período de 2020.


Criada pelo extinto Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), a campanha envolve supermercados, restaurantes, feiras livres e pontos no atacado e varejo. Também promove espaços gastronômicos, abertos para degustação de peixes e frutos do mar, cujas atividades envolvem milhares de pessoas em todo o país, fomentando o consumo de pescado com impacto direto na economia brasileira.

“Realizamos ações o ano todo para estimular o consumo de pescado e novamente buscamos fazer isso através do humor”, explica o presidente do Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (SINDIPI), Jorge Neves.

Na última semana o SINDIPI lançou uma campanha com o personagem Mané Darci, interpretado pelo multiartista, Moriel Costa, que traz informações a respeito da pesca industrial e estimula o consumo de pescado. “Os vídeos são engraçados mas trazem uma verdade inegável: o pescado é uma das proteínas mais nutritivas e recomendadas. Como diz o mané Darci, comer peixe é um plano de saúde”, diz Neves.

Atualmente o consumo médio anual de pescado no Brasil é de 10 Kg por habitante. A quantidade está abaixo do recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde), que é de 12 Kg por habitante ao ano e muito distante da média mundial que gira em torno de 20,2 Kg.

A Semana do Pescado tem início no Dia Estadual do Peixe (1º de Setembro), data aprovada através da Lei 18.361 de 05 de abril de 2022.


Comentários


bottom of page