Buscar

Aprovado convênio entre prefeitura e Amfri pra volta da The Ocean Race.

Acordo com associação deve ser assinado após sanção do projeto de lei pelo prefeito.


O projeto de lei que autoriza a firmar termo de cooperação com a associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri) para a realização da parada da The Ocean Race em Itajaí foi aprovado em segunda discussão na quinta-feira pela câmara de Vereadores. O texto agora segue para a sanção do prefeito.


Pelos termos do projeto, o Centreventos será cedido sem custos à Amfri para a realização do evento por 61 dias, entre 1º de março a 30 de abril de 2023, quando a The Ocean Race tem parada prevista em Itajaí.



O município precisa garantir a limpeza e conservação do local, fazer a segurança e vigilância do evento e se responsabilizar pelas instalações hidrossanitárias, elétricas e de internet, entre outras melhorias necessárias na infraestrutura. A programação artística e cultural do evento também ficará a cargo da prefeitura.


Outras demandas para a realização do evento ficarão sob responsabilidade da Amfri, que poderá firmar parcerias com entidades públicas e privadas para captação de recursos. Caberá à associação atender as exigências técnicas da organização da regata, incluindo instalações técnicas, Vila da Regata, área molhada, infraestrutura operacional e de serviços, gerenciamento, hospedagem, mídia, serviços médicos e ações de sustentabilidade.


A prefeitura justificou a necessidade de o convênio ser firmado ainda em 2021 porque os organizadores precisam tomar as providências necessárias à realização do evento com antecedência. A Amfri deve protocolar o convênio ainda nessa sexta-feira. Após a sanção do prefeito ao projeto de lei, o acordo entre as partes deve ser assinado.


De acordo com o secretário de Turismo, Evandro Neiva, na primeira fase do convênio será feito o trabalho de comunicação visual do evento, captação de patrocínios e outras ações que envolvem a parte comercial. Depois, já no início do ano que vem, devem começar as obras de melhorias na infraestrutura do Centreventos e na Vila da Regata.


A The Ocean Race tem largada marcada de Alicante, na Espanha, em outubro de 2022. A regata visitará 10 cidades, incluindo Itajaí – a única parada na América Latina – com chegada em Gênova, na Itália, em junho de 2023. A parada em Itajaí é prevista entre os meses de março e abril de 2023.